Cultura Nerd

quarta-feira, 28 de março de 2007

Orkut (o criador) apresentando uma palestra no Rio?

Pode parecer muito estranho, não ouvi nenhum comentário na imprensa especializada e nos zilhões de blogs que freqüento. O fato é que recebi hoje a cópia de um e-mail do pessoal de Engenharia da Computação do IME avisando sobre uma palestra do Orkut Buyukkokten, criador do orkut, às 18h da próxima quinta-feira (29/03). O título da palestra será "Who do you know: The Social Network Revolution". Fiz uma busca no Google e parece que ele costuma apresentar essa palestra mesmo. Como o cara que me mandou o e-mail não costuma brincar, acho que a palestra realmente vai acontecer! Quem gostar do assunto e puder comparecer, boa pedida. :- )

_______________________

Title: Who do you know: The Social Network Revolution

Abstract: Online social networks fundamentally change the way we get
connected. The people we cross paths with have the biggest influence in our
lives. Now it's easer to cross paths than ever as we are much closer and so
much more connected. The possibilities are endless. In this talk I will
discuss the motivation behind the development of orkut.com, touch on the
social and technical aspects of implementing and maintaining a system that
has over 40 million users and reflect on the lessons we learned.

Bio: Orkut Buyukkokten is a software engineer and product manager at Google.
He received his PhD in Computer Science from Stanford in 2002. He has been
building and working on online communities the past six years. His interests
include social networks, interface design and mobile applications.

Orkut testa criação de pesquisa por usuários

O orkut iniciou hoje testes com uma nova funcionalidade, a criação de pesquisas nas comunidades. Aparentemente, a novidade está presente apenas nas comunidades com menos de 500 membros, como a minha comunidade sobre o World Community Grid, onde acabei criando uma pesquisa para testar.

As propagandas no orkut, antes raríssimas, têm aparecido com maior freqüência. São sinais de que o Google não esqueceu que o orkut existe (e quer ganhar algum trocado), embora ele ainda esteja anos-luz de concorrentes como o MySpace. Vamos aguardar novidades. :- )

quarta-feira, 21 de março de 2007

Recomendação de softwares opensources

Bem, conforme prometi no post anterior, resolvi escrever uma lista rápida dos softwares livres que eu utilizo no meu dia a dia e recomendo muito. Esses softwares listados possuem algumas características comuns:

- Livres no sentido opensource, ou seja, você pode baixar e olhar/mudar o código fonte.
- Leveza.
- Sem bugs que eu pudesse detectar durante a sua utilização.
- Possuem versão para windows.
- Práticos - utilização bastante simples.
- Objetivos - atendem à demanda e não ficam oferecendo centenas de penduricalhos que nunca serão utilizados.

Eis a lista:

Editor de texto/código : Vi - GVIM: Simplesmente perfeito. Quem se acostumou a programar ou editar um texto no Vi, não quer mais nada na vida. Somente o fato de permitir a utilização de esquemas de cores de baixo contraste, que permitem longas horas de programação sem cansar os olhos, já seria suficiente para torná-lo meu editor padrão.

Editor de áudio: Audacity - Simplesmente fantástico.

Navegador: Firefox

Cliente de e-mail: Thunderbird - Com dois dias de utilização ele já marcava corretamente todos os spams que eu recebo.

Compactador/Descompactador: 7-zip - Perfeito.

Cliente torrent: utorrent - Perfeito.

Cliente irc: Besirc - Perfeito.

Tocador Multimidia: Media Player Classic - Quase perfeito, só falta um suporte a legendas funcional.

Cliente e-mule: e-mule plus - Já foi melhor, estou pensando em mudar prá outro cliente opensource.

É isso, pessoal, se vcs nunca utilizaram alguns desses softwares, recomendo que o façam. Além do que, instalá-los não vai deixar o seu micro mais lento, como acontece com a maioria dos softwares proprietários.

Só um cego não vê que o futuro está reservado para o software livre. Lutar contra isso é remar contra a maré. Pq pagar por uma coisa se você pode conseguir de graça e legalmente?

Abraços!!!

quinta-feira, 15 de março de 2007

A magia do OpenSource

Desde que as opções de softwares abertos aparecerem, muita coisa mudou. Antigamente, software livre era quase sinônimo de "difícil de usar". As minhas experiências recentes mostram que isso mudou bastante.

Comprei um micro novo recentemente e então começa aquela interminável reinstalação de ferramentas. Resolvi procurar, em todas as áreas, as melhores opções em software livre. Queria fugir de bloatwares e de softwares supostamente livres, que trazem consigo indecentes "programas de monitoramento" (prá não ser rude e dizer spyware logo).

O fato é que em quase todas as áreas, as opções em código aberto foram incrívelmente boas. Quem ainda usa o famigerado winzip, pode desinstalá-lo nesse instante e colocar o 7-zip. Enfim, a lista continuaria e esse seria um segundo post.

O foco aqui é mostrar que o software livre está virando sinônimo de qualidade e confiabilidade. Todos os que eu venho experimentando estão se mostrando extremamente mais "leves" que os seus concorrentes e eu posso estar seguro de que no meu micro não há nenhum maldito "programa de monitoramento" rodando em background.

Eu acredito que software livre é o futuro, mas esse também é assunto para outro post. ;-)

quarta-feira, 14 de março de 2007

Processo da Viacom sobre o Google

Depois de um longo tempo de afastamento, retorno a este blog comentando a notícia da semana: a viacom vai processar o google por causa do YouTube.

Prá quem vem acompanhando a postura da Viacom há algum tempo, não houve surpresa alguma. Enquanto o google fez acordos com a maior parte das grandes empresas de mídia, ele não conseguiu sucesso com a Viacom por um motivo simples: a Viacom nunca quis acordo. A negociação aconteceu apenas para dizer à massa: "eu tentei negociar". A verdade dos fatos é que ao exigir demais e tentar um acordo muito diferente daqueles que estavam sendo feitos com as demais empresas, a Viacom inviabilizou qualquer entendimento.

Agora querem 1 bilhão ... oh, que surpresa! Eu espero que a justiça americana perceba a má fé dessas pessoas e diga a elas que a responsabilidade pela pirataria não é do google e sim dos seus usuários que não respeitam os termos de uso do portal. Se a responsabilidade for do google, vamos processar todos os provedores de e-mail de onde sejam enviados conteúdos protegidos, ou vamos processar todos os provedores de acesso à internet por deixar que eu use um programa p2p e compartilhe arquivos sob copyright. Mais fácil ainda, vamos acabar logo com esse negócio de internet pq essa parada é um meio de quebra de direitos autorais.

Acorde, Viacom. Espero que você se dê muito mal nessa.

segunda-feira, 12 de março de 2007

Atendimento ao consumidor na web é com a CEG-RIO

Para quem não sabe, a CEG-RIO é a distribuidora de gás do Rio de Janeiro. Minha irmã precisou imprimir a 2ª via de uma conta de gás e após a validação de todos os dados, recebeu a seguinte mensagem: "Este serviço está disponível de Segunda a Sábado, de 7:00 às 20:00hs". Alguém vê algum sentido nisso?

terça-feira, 6 de março de 2007

Conheça os 100 sites mais antigos da web

Veja aqui a lista com os 100 domínios mais antigos da internet! Nenhuma surpresa ao descobrir que as empresas de tecnologia dominam... surpresa mesmo foi saber que o endereço mais antigo foi registrado em março de 1985, quando eu tinha apenas 2 anos e nem sonhava ver um computador!

Fonte: INFO Online

sábado, 3 de março de 2007

Pratique a caridade com o Windows Live Messenger

Atenção, isso não é um hoax! Infelizmente ainda não está disponível no Brasil, mas acredito que seja uma questão de tempo. A Microsoft vai contribuir com uma parte do dinheiro arrecadado com propaganda cada vez que você inicia uma conversa no Windows Live Messenger. Atenção, isso só se você for um participante da iniciativa "i'm".

Como participar? Simples, basta adicionar no nick uma entre as tags abaixo para ajudar os programas correspondentes:

*red+u American Red Cross
*bgca Boys & Girls Club
*naf National AIDS Fund
*mssoc National Multiple Sclerosis Society
*9mil ninemillion.org
*sierra Sierra Club
*help StopGlobalWarming.org
*komen Susan G. Komen for the Cure
*unicef The US fund for UNICEF

Embora ainda não esteja valendo aqui, já coloquei no meu nick para que as pessoas fiquem curiosas e perguntem como faço pra ficar com esse "i'm" engraçado no nick e divulgar a causa.

abraços a todos!

Fonte: MeioBit