Cultura Nerd

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Abrindo a cabeça com Programação Orientada a Aspectos e Ruby

Com o fim das matérias da Pós-Graduação eu finalmente arranjei um tempinho para voltar aqui. Um "tempinho", pois ainda estou em período de adaptação, hehe, espero que os posts voltem a aparecer com freqüência.

Há exatamente um ano eu li um texto no ótimo Webinsinder falando sobre o aprendizado de novas linguagens. Estávamos no fim do ano (como agora, humm...), muita gente de férias e com mais tempo disponível, uma boa oportunidade para aprender algo novo. Uma das coisas mais interessantes que o texto comentava era o quanto podemos aprender conhecendo novas linguagens. Eu sou apaixonado por Java, todo mundo sabe. Mesmo que muitos não gostem, é A linguagem das empresas, em constante evolução e bastante madura. No entanto, o aprendizado de outras linguagens fez com que eu percebesse o quanto isso pode abrir a cabeça.

Eu tive que experimentar a tão comentada linguagem Ruby. Ainda não tinha visto uma linguagem que levasse a orientação a objetos tão a sério, o conceito de Mixin abre um mundo de possibilidades, criando soluções que não são possíveis no Java. E neste ponto eu não consigo deixar de lembrar outra experiência que fiz, a Programação Orientada a Aspectos (POA).

A POA (ou AOP, no inglês) foi uma das coisas mais legais que conheci nesse último ano. Já tinha ouvido falar no início de 2006, mas só recente pude "experimentá-la" com o AspectJ, uma extensão para Java que permite o uso de AOP através da manipulação de bytecodes. É interessante notar que a AOP ataca alguns problemas da Programação Orientada a Objetos que encarava como insolucionáveis, simplesmente os aceitava. Gostei do AspectJ, mas sinto falta de uma linguagem puramente orientada a aspectos. Só não entro de cabeça nesse novo paradigma pois não vejo muita movimentação no mercado em prol dele. Fico na torcida. :- )

Estudar coisas novas fez com que abrisse minha cabeça e enxergasse as mesmas coisas de outra forma. O arsenal de soluções tende a cobrir mais problemas e evita que vejamos tudo como prego porque estamos limitados a um martelo em mãos. Vou seguir com minhas experiências e recomendo! = )


Abraços a todos!