Cultura Nerd

quarta-feira, 21 de março de 2007

Recomendação de softwares opensources

Bem, conforme prometi no post anterior, resolvi escrever uma lista rápida dos softwares livres que eu utilizo no meu dia a dia e recomendo muito. Esses softwares listados possuem algumas características comuns:

- Livres no sentido opensource, ou seja, você pode baixar e olhar/mudar o código fonte.
- Leveza.
- Sem bugs que eu pudesse detectar durante a sua utilização.
- Possuem versão para windows.
- Práticos - utilização bastante simples.
- Objetivos - atendem à demanda e não ficam oferecendo centenas de penduricalhos que nunca serão utilizados.

Eis a lista:

Editor de texto/código : Vi - GVIM: Simplesmente perfeito. Quem se acostumou a programar ou editar um texto no Vi, não quer mais nada na vida. Somente o fato de permitir a utilização de esquemas de cores de baixo contraste, que permitem longas horas de programação sem cansar os olhos, já seria suficiente para torná-lo meu editor padrão.

Editor de áudio: Audacity - Simplesmente fantástico.

Navegador: Firefox

Cliente de e-mail: Thunderbird - Com dois dias de utilização ele já marcava corretamente todos os spams que eu recebo.

Compactador/Descompactador: 7-zip - Perfeito.

Cliente torrent: utorrent - Perfeito.

Cliente irc: Besirc - Perfeito.

Tocador Multimidia: Media Player Classic - Quase perfeito, só falta um suporte a legendas funcional.

Cliente e-mule: e-mule plus - Já foi melhor, estou pensando em mudar prá outro cliente opensource.

É isso, pessoal, se vcs nunca utilizaram alguns desses softwares, recomendo que o façam. Além do que, instalá-los não vai deixar o seu micro mais lento, como acontece com a maioria dos softwares proprietários.

Só um cego não vê que o futuro está reservado para o software livre. Lutar contra isso é remar contra a maré. Pq pagar por uma coisa se você pode conseguir de graça e legalmente?

Abraços!!!

1 Comments:

  • Eu sou programador...
    Meu medo é quando o software livre chegar aos programas de gerenciamento comercial. (Controles de estoque, financeiro, clientes etc)

    Aí eu morro de fome, rs rs rs...
    Abraço, Rafa!

    By Anonymous Anônimo, at 3/27/2007 9:26 PM  

Postar um comentário

<< Home