Cultura Nerd

quinta-feira, 15 de março de 2007

A magia do OpenSource

Desde que as opções de softwares abertos aparecerem, muita coisa mudou. Antigamente, software livre era quase sinônimo de "difícil de usar". As minhas experiências recentes mostram que isso mudou bastante.

Comprei um micro novo recentemente e então começa aquela interminável reinstalação de ferramentas. Resolvi procurar, em todas as áreas, as melhores opções em software livre. Queria fugir de bloatwares e de softwares supostamente livres, que trazem consigo indecentes "programas de monitoramento" (prá não ser rude e dizer spyware logo).

O fato é que em quase todas as áreas, as opções em código aberto foram incrívelmente boas. Quem ainda usa o famigerado winzip, pode desinstalá-lo nesse instante e colocar o 7-zip. Enfim, a lista continuaria e esse seria um segundo post.

O foco aqui é mostrar que o software livre está virando sinônimo de qualidade e confiabilidade. Todos os que eu venho experimentando estão se mostrando extremamente mais "leves" que os seus concorrentes e eu posso estar seguro de que no meu micro não há nenhum maldito "programa de monitoramento" rodando em background.

Eu acredito que software livre é o futuro, mas esse também é assunto para outro post. ;-)