Cultura Nerd

domingo, 23 de dezembro de 2007

Então terei que comprar meu filme de novo? :- (

Eu adoro filmes. Vejo sempre que posso, mantenho uma coleção de DVDs. E aqui começa o problema, não é uma coleção de filmes, é uma coleção de DVDs. Quando a coleção começou a ganhar forma eu percebi pela primeira vez que poderia ter um problema quando os DVDs ficassem obsoletos. Sabia que eles iriam durar muito menos que as fitas VHS, mas não imaginava que a ameaça começasse a tomar forma tão rápido.

O pessoal do lado de cima do mundo percebeu há tempos que DVD não combina com as telas gigantescas que poucos de nós têm dinheiro para comprar. Seria necessária uma resolução bem maior para manter a qualidade da imagem. E claro, por que não aproveitar a oportunidade para aumentá-la? Tudo bem, a mídia atual não é suficiente, precisamos de uma nova, entram em cena o Blu-Ray e o HD-DVD. E quanto teremos que pagar pela "conversão do formato"?

Na minha ingenuidade, acreditava que ao comprar um DVD eu estava pagando pelo direito de ver aquele filme. Claro que o preço final inclui o custo da mídia, marketing, logística, impostos etc. Mas acreditava que o "caro" mesmo era pelo direito de ver um filme protegido por direitos autorais, já que boa parte dos custos é diluída quando os DVDs são produzidos em massa.

Vamos fazer uma brincadeirinha. Eu tenho todos os DVDs de Star Wars. Imaginem que a Fox acabou de lançar todos os filmes em Blu-Ray (há uma briga entre os dois formatos, eles estão contra o HD-DVD) e eu quero vê-los no novo formato. Eu paguei por cada um desses filmes, não seria justo pagar novamente pela mesma coisa. Poderia pegar mídias Blu-Ray e copiá-los, não? Partindo dos custos que citei:

Mídia: Fox, deixa comigo, esse eu pago.
Marketing: Vocês já me fisgaram, já paguei pelo filme em DVD.
Logística: Eu não comprei o Blu-Ray com o filme, o custo para distribuí-lo em DVD eu já paguei.
Impostos: Vocês não vendem, vocês não pagam.

Pela lei, copiando o filme eu cometeria um crime. Mas o que eu fiz de errado? Eu já tenho o filme, só quero vê-lo em outro formato. O que seria estar dentro da lei? Pagar novamente pela mesma coisa? Que lei é essa? Lei do mais forte?

Claro que eu busquei uma simplificação do problema, existiriam outros custos como a conversão do formato pela Fox (se cada um pagasse um centavo eles já teriam um lucro absurdo), mas podemos considerá-los desprezíveis. Enfim, vamos ver o que acontecesse até que eu tenha dinheiro para comprar um player de alta definição...

Abraços a todos! = )

5 Comments:

  • Seria igual aquelas promoções "Traga sua impressora antiga e tenha desconto numa nova", só que você leva o DVD pelo Blue-Ray? rs.

    Tava pensando nisso há um tempo... Também compro muito DVD. Mas os aparelhos de Blue-Ray ou seja lá que tecnologia que apareça logo em seguida vão ler meus disquinhos obsoletos (felizmente), porque acompanhar a tecnologia realmente não daria pra fazer uma coleção... Somente se comprar o "direito" do filme como você disse e ir renovando a mídia...

    By Anonymous Lari Herbst, at 1/01/2008 5:10 PM  

  • Cara, dá uma atualizada no seu blog. Estamos em 2009 já.

    By Anonymous Hawk, at 1/28/2009 10:32 AM  

  • olá, eu tenho um blog de cultura nerd também, gostaria de saber se vcs gostariam de fazer alguma parceria, derrepente escrever alguma matéria. www.primatanerd.blogspot.com

    By Blogger Eder, at 8/14/2009 9:17 AM  

  • Olá, passei pra conhecer o blog, e desejar bom fds
    bjsss

    aguardo sua visita :)

    By Blogger Dri Viaro, at 10/23/2009 10:34 AM  

  • Espero que gostem do meu site pessoal, imperdível conteúdo lá grátis !!!

    INCLUSIVE PARA NERD'S*

    http://acesso-gratis.blogspot.com/

    Conto com a visita de todos vocês.

    By Blogger aaa, at 5/24/2010 4:55 AM  

Postar um comentário

<< Home