Cultura Nerd

quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Ministério Público perde ação contra a definição do Padrão Japonês para a TV Digital Brasileira

Conforme pode ser visto aqui na folha, o MP perdeu uma ação na justiça que questionava a decisão do governo em adotar o padrão japonês de TV Digital com melhorias brazucas.

Os argumentos do MP, apesar de verdadeiros, não foram suficientes. "O Ministério Público Federal alegava que o decreto não estaria fundamentado, ou seja, não apontaria as motivações para a escolha do sistema japonês. Os procuradores também argumentavam que o governo teria descumprido as regras propostas em outro decreto, que previa a consulta ao Conselho Consultivo de ações e diretrizes fundamentais relativas ao Sistema Brasileiro de Televisão Digital, o que não teria ocorrido."

Poxa ... esse pessoal do MP é muito burro. As motivações para a escolha não foram apontadas pois elas eram, digamos, pouco leais ao país. Ô MP ... num dá prá colocar num documento algo do tipo: "Vamos escolher esse pois a Globo quer." ou "Vamos escolher esse pois no outro as operadoras de celular também poderão fazer transmissões para os celulares e concorrência não é bom, bom é monopólio ou cartel." ou "No padrão japonês eles constróem uma fabriqueta aqui e ficamos todos felizes, no padrão europeu a gente ia integrar um consórcio de países onde os nossos pesquisadores e as nossas universidades poderiam contribuir ativamente. Não temos comprimisso com o desenvolvimento do país e por isso esse fato não tem peso algum."

E querer que o conselho seja consultado ... ahhhhh ... vocês estão querendo demais MP.

É nessas horas que eu lembro claramente do nosso ex-presidente FHC bradando, orgulhoso: "Vive la France!"