Cultura Nerd

sexta-feira, 8 de setembro de 2006

Alcatel compra a Lucent

É isso mesmo ... as duas empresas se fundiram!!! Para quem conhece o setor de telecomunicações, essa notícia é uma bomba. Eu confesso que não estava sabendo dessa negociação e que fui pego de surpresa com a notícia.

As duas empresas juntas possum um portfolio que abrange quase todos os setores de serviços em telecominucações. Sem contar com o Bell Labs, que é parte da Lucent. Há alguns anos o Bell Labs tinha conseguido atingir a marca impressionante de uma patente por dia ... não sei como andam hoje.

Eu realmente não sei o que pensar dessas mega fusões. Ao mesmo tempo em que eu vejo que as empresas ficam mais fortes, vejo que como gigantes elas acabam perdendo flexibilidade e contato com o mundo real. Acho que as gigantes deixam um vácuo para a entrada de pequenas empresas que enxerguem esses espaços.

Talvez a lógica seja a seguinte: Elas deixam espaço, pequenas empresas se formam e começam a lucrar nesses espaços, e então elas compram essas pequenas empresas.

Só sei que está ficando cada dia mais difícil processar uma empresas dessas. Se essa gigante resolver não te pagar pelo uso de uma tecnologia que você patenteou você teria coragem de processá-la. E se tivesse coragem, teria grana?