Cultura Nerd

terça-feira, 12 de setembro de 2006

Vale fazer um upgrade no seu micro hoje?

Quem me conhece sabe o quanto sou aficcionado por hardware. Em especial, acompanho muito de perto a indústria de processadores, lendo análises e testes realizados por sites especializados, além das informações dos fabricantes, principalmente seus roadmaps e as entrevistas com os CEOs e chefes de pesquisa.

Meu micro já é bastante velho, um Athlon XP 1800+ com 512MB de Ram, HD de 40GB (não me perguntem como eu sobrevivo com esse HD), e uma humilde GeForce 2 MX. Apesar de ao montar ter programado um upgrade para quando completasse 4 aninhos de idade ... já estamos juntos há quase 5 (completando agora em janeiro) e a única coisa que mexi foi incluindo mais 256MB de RAM (originalmente eram só 256MB).

Estou falando tudo isso para discutir uma coisa: Qual a vantagem que eu teria ao ter um micro mais rápido? Quantos minutos eu ganharia por dia tendo um Core 2 Quadro? Pensei muito e cheguei a seguinte conclusão: muito poucos.

Meu micro hoje tem quatro finalidades principais: jogos, filmes, música, internet e trabalho. A verdade é que um upgrade só se justifica por causa dos jogos.

Meu trabalho no micro é de programação e eu uso um editor que é ridiculamente leve ... o famoso (e também temido) Vi. Coloquei a versão para windows no meu XP e assim mantenho a mesma plataforma de trabalho independentemente de estar no Linux ou no Windows.

Para fazer um upgrade de vai me custar alguns milhaes de reais, talvez seja melhor esperar e comprar um Wii ou até mesmo um PS3. Migrando minha fome por jogos para um vídeo-game ainda ganho um outro grande presente de quebra: Nunca mais uso o Windows. Windows Vista então ... Deus me livre!