Cultura Nerd

domingo, 20 de maio de 2007

Eu amo Ruby on Rails

Seguindo a filosofia de que o inimigo do meu inimigo é meu amigo, eu descobri, após ver o vídeo abaixo, que eu amo Ruby on Rails.



Para aqueles que querem conhecer um pouco mais, fica a dica dos links nesse site:
NinjaHideout

E ainda para o primeiro contato, o Try Ruby.

Fonte: Gulp

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Eu odeio Java

Apesar de saber que o meu companheiro de blog não compartilha desse meu sentimento de ódio pelo java (muito pelo contrário), achei que seria uma besteira deixar de colocar a minha opinião aqui por causa disso.

Eu sempre reclamei com todos, inclusive com o Bonfa, que o java é lento demais para qualquer coisa. Sempre disse que todas as vezes em que me deparei com uma aplicação java ela se mostrou muito mais lenta do que aplicações análogas escritas em outras plataformas.

Hoje isso ocorreu mais uma vez quando eu tinha que fazer um cadastro em um site para um determinado fim e passei a tarde toda tentando fazer isso. Aqui estão as raízes do meu problema:

1) Hoje era o último dia de inscrição.
2) A porcaria do sistema deles é feito em java ( o que constatei através das inúmeras telas de erro que apareciam após centenas de anos tentando carregar cada um dos formulários).

Eu não aguento mais essa porcaria de java. Se existe algo no mundo da informática que torna a minha vida um inferno, esse algo é a porcaria do java. Eu, assim como todos os demais alunos da UFRJ, passei anos lutando contra o sistema de inscrição em disciplinas da universidade pq algum engraçadinho resolveu que iria utilizar java como plataforma de desenvolvimento.

E adiantando as tréplicas, digo que hoje não se tratava de nenhum site que estivesse recebendo zilhões de aplicações vindas do mundo todo e que justificasse uma lentidão independente da plataforma. E também não era gargalo de rede do servidor pois os todos os demais serviços do portal operavam de forma normal, menos a porcaria do formulário. Era apenas um sistema de formulário feito em java que deveria estar recebendo no máximo uma centena de requisições.

Assim, deixo alguns pedidos para os desenvolvedores:
1) Não usem java.
2) Se não cumprirem o pedido 1, então não usem java para nada que vá ter mais de um usuário, e o utilizem em uma aplicação que possa demorar bastante para responder.
3) Se você vai disponibilizar um simples formulário online, não use java.
4) Se você pode fazer o que precisa em outra plataforma diferente de java, não use java.

Os meus recursos computacionais agradecem, os recursos computacionas dos servidores agradecem, o meu tempo agradecea, e principalmente a minha paciência agradece.