Cultura Nerd

segunda-feira, 14 de agosto de 2006

E o orkut apronta mais uma...

Depois de tantas falhas de segurança absurdas no orkut, ingenuamente acreditei que o sistema havia sofrido boas mudanças nessa área, resultando em um sistema mais seguro. Para minha surpresa, pego um colega no trabalho em um blog com um simpático template inspirado no Super Mario World e uma frase destacada que deixa bem claro que trata-se de uma visita inesperada (o post em questão pode ser acessado aqui). E mais uma vez hackearam o orkut...

Muitos certamente lembram da falha que o Cocadaboa ajudou a espalhar pela Internet brasileira, com o roubo de dezenas das maiores comunidades do orkut. Segundo o site, um leitor divulgou uma falha do IE que, combinada que outra falha do orkut, possibilitava que pessoas má intencionadas acessassem o orkut com o perfil de outro usuário. Os usuários que tiveram seus perfis roubados, na maior parte dos casos, acessaram links para páginas com código malicioso postados em seus scrapbooks.

Bem, isso é passado. Dessa vez o problema é muito pior: basta um simples clique em um scrapbook ou tópico de comunidade "infectado" e pronto, você é redirecionado para o site que o autor da proeza escolheu. Quando vi o problema, já haviam várias tópicos e scraapbooks inacessíveis devido ao problema. Preferi aguardar a poeira baixar e esperei um pouco mais para "bater o ponto" no orkut. =)

É impressionte como o orkut, tido pela imprensa especializada como o pior dos grandes site de relacionamentos, tem tantos usuários no Brasil (oficialmente são quase 17 milhões). Já pensei várias vezes em migrar para o Myspace, só não o fiz pelo seu número ínfimo de brasileiros (outro bem falado é o Yahoo 360º, que sofre igualmente do pequeno número de brasileiros). Aliás, parece que o nosso Google, empresa responsável pelo orkut, tem dado atenção especial ao Myspace. Como o atual 6º site mais acessado do mundo segundo Alexa, o site de relacionamentos recebeu a significativa quantia de US$ 900 milhões do Google para colocar o site como seu buscador padrão. Não conheço muito bem o Myspace e não sei como isso vai funcionar na prática, mas como o Google não joga para perder, isso deve gerar boas somas para os dois nerds de Stanford.

Seguindo a dica do meu amigo Daniel, basta acessar o orkut via HTTPS (https://www.orkut.com) para escapar do problema de hoje. Nunca é demais lembrar o cuidado que devemos ter ao clicar em links postados em scrapbooks e tópicos no orkut, em especial os relacionados às já famosas "fotos do último churrasco" e aqueles desenhos toscos. E vamos ver no que isso vai dar. :- p

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home