Cultura Nerd

segunda-feira, 14 de agosto de 2006

O Brasil precisa de ciência?

Estava navegando pelo Inovação Tecnológica quando me deparei com essa notícia falando da pesquisa que está sendo realizada por físicos brasileiros que pode ser a base para o desenvolvimento de discos rígidos de maior capacidade e velocidade.

No meio da notícia, o professor da USP cita que a tecnologia que é usada nas HDs atuais é baseada no efeito descoberto pelo físico brasileiro Mário Norberto Baibich, em 1988. A pergunta que deixo é a seguinte: O que o Brasil ganha com isso?

Infelizmente, meus caros, a resposta é: uns tapinhas nas costas, um semi-sorriso e um rápido "meus parabéns". É isso mesmo! Temos aqui no Brasil uma quantidade muito grande de pesquisadores de ponta. Muitos deles são respeitadíssimos na comunidade científica internacional, sendo alguns líderes em suas respectivas áreas. E daí? Ganha-se prestígio, alguns prêmios científicos, algum destaque internacional, mas no que isso contribui para o desenvolvimento econômico do nosso país?

Na minha opinião, o Brasil precisa mudar o seu foco em produzir ciência e passar a produzir TECNOLOGIA. Os biólogos que podem estar lendo que me desculpem, mas eu não posso aceitar que num país pobre como o nosso uma pessoa receba uma bolsa de mestrado ou doutorado e passe anos estudando o aparelho digestivo do camarão coral. Ele vai consumir os recursos públicos com que finalidade? Se dali sair alguma descoberta relevante, quem irá usar isso prá produzir tecnologia e ganhar dinheiro são os países desenvolvidos, se não se descobrir nada de relevante, não serviu de nada para ninguém.

Enfim, acho que o nosso modelo de pesquisa no Brasil está bastante equivocado. Posso estar enganado e sendo ignorante, mas é a minha opinião.

1 Comments:

  • Cara, com todo respeito, equivocada está é a sua opinião (em parte). A finalidade da ciência não é trazer bem estar econômico, mas bem estar social. Está enganado se acha que estudar o aparelho digestivo de um camarão não traz benefício para a sociedade. Muito se ganha de estudos aparentemente inúteis para leigos. Muito mais não se gasta com carnaval e com a propaganda eleitoral, não é? Ora bolas, então porque usar a pesquisa, feita por pessoas sérias, como alvo de suas preocupações sociais? Porque não pega para cristo os ladrões do INSS que roubam o dinheiro do país e que daria para construir milhares de casas populares.
    Infelizmente, o brasileiro gosta de tachar aquilo que não lhe traz frutos (e digo frutos financeiros) imediatos. Nosso país é pobre, mas não tão pobre como há 20 anos. A índia é mais pobre e tem investido maciçamente na pesquisa e tecnologia. O problema é que aqui temos a cultura do "vendedor de bolinho". Isso mesmo, o cara não pode se dedicar aos estudos, pensando a longo prazo. Ele precisa se matar 8 horas por dia num empreguinho qualquer, nem que seja vendendo bolinho em alguma rodoviária da vida. E aí, grandes talentos são desperdiçados. Brasileiro não gosta de estudar, esse é o fato. Basta ver como as crianças ficam felizes quando não têm aula, ou como se comemora na faculdade quando algum professor falta. Por aqui a maioria só se tira diploma pra ter curso superior com a finalidade de fazer algum concurso público e passar o resto da vida com o rabo enfiado numa cadeira fingindo estar trabalhando em algum canto de sala. Desculpe o desabafo, não é nada pessoal, mas é o que tenho visto nesse país.

    By Anonymous Anônimo, at 6/13/2009 2:56 AM  

Postar um comentário

<< Home