Cultura Nerd

domingo, 24 de setembro de 2006

Malhando seus neurônios

Quer passar um pouco o tempo e ainda por cima deixar a sua mente afiada? Entre no http://number-logic.com/ e divirta-se.

Cuidado prá não ficar maluco, hein!

sábado, 23 de setembro de 2006

avalanche de vídeos do Nintendo Wiiiiiiiiiii!

Reuniram em um post do excelente fórum Wii Fantastic uma coleção que já conta com 42 vídeos do Nintendo Wii. A cada vídeo que vejo meu estado piora, a minha vontade de comprá-lo o quanto antes já está ficando incontrolável! = )

E aproveitando o post, os interessados não devem deixar de ler aqui todas as novidades que a Nintendo anunciou na semana passada sobre o console, como detalhes relacionados ao Virtual Console, data de lançamento, preços etc. Fechando, uma entrevista com o Satoru Iwata, presidente da Nintendo, sobre o console que está nos deixando alucinados!

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Nintendo Wii

Estou ficando mais e mais interessado em adquirir um Wii. Deixo abaixo um vídeo que pesará bastante na minha decisão. Esse pessoal de Marketing é sinistro, sabe onde fica a ferida dos nerds.



Para terminar, deixo a questão: Existiriam nerds gays? Nunca ouvi relatos ... com isso lanço uma nova teoria: A nerdice previne a boiolagem. Vou mandar prá algum instituto inglês (que adora fazer essas pesquisas non-sense) prá ver se eles comprovam isso.

domingo, 17 de setembro de 2006

O genial é o simples

A cada dia me convenço mais dessa máxima. Abaixo vocês podem ver ima ilustração do que eu estou dizendo.



Aí vocês devem estar se perguntando: "Pq ninguém pensou nisso antes?"

Há uma infinidade de coisas que nos incomodam no dia a dia e poucos de nós resolvem parar para tentar encontrar uma maneira de solucionar esses incômodos.

Não se esqueçam que grandes corporações surgiram com idéias muito simples. Que tal usar clusters de micros rodando unix-based OS para indexar páginas da web ... nasce o google. Que tal criar um dispositivo portátil para escutar as suas músicas preferidas ... nasce o Walkman e a Sony se expande de maneira violenta.

Fica o meu convite para que nós brasileiros comecemos a buscar idéias assim. Se alguém tiver alguma, me avise. Morro de vontade de ficar milionário. :-D

quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Me apaixonei pelo Mac

Nunca fui fã da Apple. Na verdade, nunca me interessei por nada deles, até hoje.

Isso mudou pq hoje eu assisti uma palestra onde o palestrante usava um ibook. Um modelo bem antigo, deve estar atrasado mais de três gerações, mas ....

É perfeito! Tudo funciona. E mais ... funciona lindamente e rapidamente. Imaginem todas as ferramentas do windows com melhorias e funcionando quase instantaneamente, isso foi o que eu vi no Mac.

Fiquei impressionado. O slide da apresentação do palestrante aparecia no projetor enquanto na tela do laptop dele havia uma pequena imagem do que estava sendo projetado e um resumo do que ele tinha que falar naquele slide.

Em seguida ele abre o protools ... para mostrar um detalhe de um botão ele dá um zoom na tela enquanto usa. Isso mesmo ... como em um jogo de vídeo-game. Impressionante ... só vendo prá vocês entenderem. Teria mais um milhão de coisas prá eu falar, prefiro parar por aqui senão fica longo demais.

Hoje eu entendi o fascínio dos usuários de Mac pela plataforma. Eu quero um!!!!!

terça-feira, 12 de setembro de 2006

Estudo diz que pirataria favorece Windows

Li hoje que um estudo de dois pesquisadores da Harvard Business School diz que a pirataria ajuda a Microsoft a promover o Windows. E precisava mesmo de um estudo para confirmar isso? Qualquer um com o mínimo de vivência na área pode comprovar isso. Não estou afirmando que a Microsoft faz vista grossa em relação ao problema, mas é fácil perceber como a pirataria difundiu o uso deste sistema operacional.

Um bom exemplo é pensar em uma pequena empresa que precisa contratar alguém que deve executar tarefas rotineiras em um computador. A oferta de pessoas que saibam executar essas tarefas apenas no Windows certamente será absurdamente maior do que as que fariam em outro sistemas operacional. E onde essas pessoas ficaram familiarizadas com o Windows? Será que o Windows que elas utilizavam era original?

Conscientemente ou não, o fato é que se não houvesse tanta pirataria do Windows a Microsoft não dominaria o mercado de sistemas operacionais da forma que temos hoje. Acho esté faltando assunto para os artigos desses pesquisadores... :- )

Fonte: INFO Online

Vale fazer um upgrade no seu micro hoje?

Quem me conhece sabe o quanto sou aficcionado por hardware. Em especial, acompanho muito de perto a indústria de processadores, lendo análises e testes realizados por sites especializados, além das informações dos fabricantes, principalmente seus roadmaps e as entrevistas com os CEOs e chefes de pesquisa.

Meu micro já é bastante velho, um Athlon XP 1800+ com 512MB de Ram, HD de 40GB (não me perguntem como eu sobrevivo com esse HD), e uma humilde GeForce 2 MX. Apesar de ao montar ter programado um upgrade para quando completasse 4 aninhos de idade ... já estamos juntos há quase 5 (completando agora em janeiro) e a única coisa que mexi foi incluindo mais 256MB de RAM (originalmente eram só 256MB).

Estou falando tudo isso para discutir uma coisa: Qual a vantagem que eu teria ao ter um micro mais rápido? Quantos minutos eu ganharia por dia tendo um Core 2 Quadro? Pensei muito e cheguei a seguinte conclusão: muito poucos.

Meu micro hoje tem quatro finalidades principais: jogos, filmes, música, internet e trabalho. A verdade é que um upgrade só se justifica por causa dos jogos.

Meu trabalho no micro é de programação e eu uso um editor que é ridiculamente leve ... o famoso (e também temido) Vi. Coloquei a versão para windows no meu XP e assim mantenho a mesma plataforma de trabalho independentemente de estar no Linux ou no Windows.

Para fazer um upgrade de vai me custar alguns milhaes de reais, talvez seja melhor esperar e comprar um Wii ou até mesmo um PS3. Migrando minha fome por jogos para um vídeo-game ainda ganho um outro grande presente de quebra: Nunca mais uso o Windows. Windows Vista então ... Deus me livre!

domingo, 10 de setembro de 2006

Como fica um site bloqueado pelo FBI? Veja aqui!

Não é todo dia que se consegue uma dessas. Nathan Peterson, o responsável pelo iBackups, é um dos maiores vendedores de software pirata dos Estados Unidos, vendendo produtos de empresas como Microsoft e Adobe com "generosos descontos".

Achei a página curiosa, nunca tinha visto um site bloqueado pelo FBI. Só achei que, apesar de nem de longe ser este o foco, poderiam dar uma melhorada no visual. Será que eles estão a procura de webdesigners? Quem se interessar pode adicionar este site no bookmark. = )

sexta-feira, 8 de setembro de 2006

Alcatel compra a Lucent

É isso mesmo ... as duas empresas se fundiram!!! Para quem conhece o setor de telecomunicações, essa notícia é uma bomba. Eu confesso que não estava sabendo dessa negociação e que fui pego de surpresa com a notícia.

As duas empresas juntas possum um portfolio que abrange quase todos os setores de serviços em telecominucações. Sem contar com o Bell Labs, que é parte da Lucent. Há alguns anos o Bell Labs tinha conseguido atingir a marca impressionante de uma patente por dia ... não sei como andam hoje.

Eu realmente não sei o que pensar dessas mega fusões. Ao mesmo tempo em que eu vejo que as empresas ficam mais fortes, vejo que como gigantes elas acabam perdendo flexibilidade e contato com o mundo real. Acho que as gigantes deixam um vácuo para a entrada de pequenas empresas que enxerguem esses espaços.

Talvez a lógica seja a seguinte: Elas deixam espaço, pequenas empresas se formam e começam a lucrar nesses espaços, e então elas compram essas pequenas empresas.

Só sei que está ficando cada dia mais difícil processar uma empresas dessas. Se essa gigante resolver não te pagar pelo uso de uma tecnologia que você patenteou você teria coragem de processá-la. E se tivesse coragem, teria grana?

quinta-feira, 7 de setembro de 2006

Endereços de e-mail ilimitados através do gmail

Olha ... quando eu pensei que o gmail era imbatível, ele conseguiu se superar. É sem dúvida alguma a melhor coisa que o Google oferece (hoje já existem alguns serviços de pesquisa bastante superiores ao Google ... qlq dia desses eu escrevo sobre isso).

Mas, como eu disse, ele conseguiu se superar. Olha que coisa fantástica:

Você pode adicionar um "+qualquer_coisa" após o seu endereço de e-mail que ele continuará sendo enviado à você.

Assim, o seu e-mail pode ser fulano@gmail.com ou fulano+faculdade@gmail.com ou fulano+escritorio@gmail.com.

Bem, alguns de vocês devem estar pensando: "Ah ... que bobeira, só isso?"

Esqueci comentar que você pode configurar o gmail para adicionar um label às mensagens que chegam com um determinado +. Alguns usos para isso:

1 - Descobrir quem é o safado que manda o seu e-mail para spammers. Em cada site que você se cadastrar, cadastre-se como fulano+nome_do_site.com@gmail.com. Pronto, ao receber o spam (deles ou de terceiros, marque direto como spam).

2 - Se você participa de 50 listas de e-mail e utiliza o seu e-mail para 20 atividades diferentes, coloque um '+' em cada um deles e seus problemas para controlar seu e-mail acabaram!

fonte: Modern Day Alchemist
via: digg

domingo, 3 de setembro de 2006

O leitor de RSS dos sonhos

Muito legal esse conjunto de 25 idéias que juntas formam o que seria o leitor de RSS ideal. O Chrono Tron analisou 10 leitores diferentes e conseguiu fechar um conjunto de funcionalidades pra deixar qualquer usuário de RSS alucinado. Muitas delas já estão presentes na maior parte dos leitores disponíveis hoje no mercado, mas outras sequer haviam passado pela minha cabeça, como aviso de atualizações via IM/e-mail e comentários. Eu tenho usado o Google Reader, embora saiba que existam alternativas melhores. O que me segura lá é a página inicial do Google, onde posso além do Google Reader o Gmail e Google Calendar. Vamos ver se o Google se mexe e dá um boost no Reader. = )

sábado, 2 de setembro de 2006

Guarde os seus vídeos favoritos em seu HD (Linux e M$ Windows)

Resolvi escrever esse post pois em uma semana três pessoas vieram me perguntar se eu sabia como guardar os vídeos do YouTube. Uma delas, inclusive, veio me perguntar isso tentando me dar a dica de como fazê-lo (num processo árduo de ir ao cache do navegador e olhar qual arquivo temporário grande está crescendo durante o carregamento do vídeo).

Esclareci aos três e deixarei a dica aqui também.

Se você é usiotário usuário do M$ Windows, é bastante simples. Entre no ótimo KeepVid, coloque o endereço onde o vídeo se encontra "et voilà". É só aceitar o download do arquivo e depois converter para a extensão flv, assistindo mais tarde com algum player que suporte a extensão flv.

Se você é usuário do Linux, use o downtube que é um software que realiza o download e a conversão de vídeos do YouTube. Ele pode ser encontrado em http://downtube.codigolivre.org.br.

Have fun! :-)

sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Este e-mail se autodestruirá em 5...

Essa eu achei sensacional. Que tal mandar um e-mail sem deixar rastros? Esse é o novo serviço oferecido pela empresa CDS Technologies, o Kablooey Mail, um e-mail que deixa de existir em um tempo pré-determinado. O default é 30 segundos, mas o tempo pode variar entre 1 segundo (???) e 60 semanas.

Eu testei o serviço, é no mínimo bem divertido! O destinatário recebe uma mensagem com um link onde ele poderá encontrar a mensagem (não funciona no Firefox, tive que ver no IE, ponto negativo). Logo ao abrir você recebe as instruções de como ler a mensagem, é ameaçador, me senti um marginal. A pessoa só pode mover as setinhas para cima e para baixo, nada de truques. PrintScreen? No way, BOOM! Até um inocente clique do mouse pode destruir a mensagem. Nessa situação, a única solução é requisitar o reenvio, caso o remetente tenha permitido ao enviar o e-mail.

E se você gostou da idéia mas não quer abandonar seu e-mail antigo, sem problemas, o endereço exibido será o seu mesmo. Será que a moda pega?

Fonte: INFO Online - Blog da Sandra Carvalho